Cuidados com caminhão: top #6 dicas fundamentais

Cuidados com caminhão

Para aumentar a durabilidade e conservação de seu caminhão é necessário se atentar para pilares fundamentais que gerem os cuidados com o caminhão.
Não adianta querer que o caminhão dure mais se as atitudes são contrárias à vontade.

Sabemos muito bem como são as estradas do Brasil e por isso prevenir o desgaste desnecessário do caminhão é crucial para vencer neste mercado.

Já ouviu falar na manutenção preditiva e corretiva?

Quando se trata de cuidados com caminhão, esses são os dois pilares fundamentais que garantem a longevidade do veículo.

Não adianta apenas saber o que é se não sabe como resolver não é mesmo?
Vamos compartilhar as Top 6 dicas sobre cuidado com o caminhão.

Vamos lá?

Manutenção preditiva

Manutenção preditiva se trata do acompanhamento contínuo e periódico de toda a parte mecânica do caminhão. Esse acompanhamento gera informações coletadas através da inspeção técnica.

O objetivo desta manutenção é justamente prever qualquer problema ocasionado por uma falha humana, falha mecânica, etc.

Esse tipo de manutenção é muito relevante e traz benefícios incomparáveis para as transportadoras.

Veja alguns benefícios:

Economia: Ao se antever o problema a transportadora economiza com manutenções mais complexas e consequentemente mais caras.

Tempo: Também economiza bastante tempo, pois manutenções preditivas são mais rápidas. Evitando as chamadas “paradas forçadas”, onde o veículo fica sem trabalhar quando precisa estar ativo. Sem falar que através da manutenção preditiva você poderá montar um cronograma de manutenções de acordo com o agendamento das cargas.

Vida útil: Sem dúvidas, esse benefício é sensacional, pois aumentar a vida útil das peças é sinônimo de economia e máxima performance do caminhão.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva visa corrigir falhas mecânicas que estão atrapalhando o desempenho ou funcionamento do caminhão. Por se tratar de uma manutenção mais complexa geralmente se gasta mais tempo e dinheiro do que a manutenção preditiva.

Por mais que o caminhão fique parado por mais tempo. É possível contornar esse problema com aluguel de caminhões ou terceirização de caminhões. O ideal claro é o caminhão estar sempre em funcionamento, mas a manutenção corretiva é o resultado da falha na manutenção preditiva.

Em termos de benefícios, a manutenção corretiva perde de “goleada” para a manutenção preditiva. Porém mesmo diante disso pelo menos o caminhão voltará a ativa novamente.

Top 6 dicas sobre cuidados com o caminhão

Familiarizado com os dois tipos de manutenção. Agora podemos compartilhar dicas práticas para que você possa evitar ao máximo a parada não planejada do caminhão. Reunimos dicas que além de práticas são de fácil implementação.

É importante estar sempre verificando estes itens para que o caminhão “não te deixe na mão”.

Vamos aos itens:

Rodízio e calibragem de pneus

Essa dica é importantíssima, pois previne problemas relacionados ao alinhamento da direção. Claro, como resultado os pneus irão durar mais e consequentemente gastar menos recursos financeiros.

Como mencionado anteriormente, as estradas do Brasil não são nada fáceis. A calibragem auxilia no suporte contra os impactos do pneu nas estradas com pavimentação inadequada.

No caso do rodízio seu objetivo é garantir que o desgaste dos pneus seja feito de forma homogênea, sendo assim tanto os pneus dianteiros como traseiros serão utilizados da mesma forma. Garantindo mais performance e utilização máxima do material.

Atenção a carga

Até se calibram os pneus, porém muitos negligenciam essa dica. Além dos cuidados com a carga no que tange a entrega segura. É necessário se atentar para os danos que podem ocasionar ao próprio caminhão.

Geralmente não existe um controle correto do peso que o caminhão transporta. Às vezes menos que o necessário e às vezes mais que o adequado. Isso gera diversos problemas na hora de lucrar com sua transportadora.

É necessário distribuir o peso de forma uniforme em toda a extensão da carroceria. Evite deixar os itens soltos, evite transportar mais que a capacidade, etc.

Óleo do motor

Uma dica básica, porém fundamental.
Sua importância é tanta que as peças do caminhão precisam dele para sobreviver. Sua função é lubrificar, refrigerar e vedar os gases provenientes da combustão do motor.

É necessário verificar regularmente a viscosidade e o nível de óleo. Respeite sempre a regularidade de troca. Prazos são feitos para serem respeitados e por isso não brinque com essa dica, pois poderá ocasionar problemas ainda maiores.

Dirija corretamente

Alguns motoristas ao ouvir essa dica acabam desdenhando de sua efetividade. Na verdade, muitos motoristas apenas sabem conduzir o caminhão do ponto A para o ponto B. Porém dirigir corretamente aumenta a durabilidade do veículo, gasta menos combustível e cansa menos o motorista.

Não ande na “bangela”. Essa prática é muito comum entre os motoristas, porém pode ocasionar perda da frenagem e como resultado acidente.

Evite frear bruscamente, pois irá sobrecarregar os freios desnecessariamente. E quando precisar de frear de repente o freio já não terá tanta precisão. Caso aconteça leve ao mecânico para uma manutenção preventiva.

Passe a marcha corretamente, respeitando a rotação do motor. Além de economizar combustível, irá garantir que o veículo não está sendo forçado além da capacidade da marcha.

Atenção ao combustível

Essa dica remete aquela velha frase: “o barato sai caro”.
Hoje em dia existem muitos postos que adulteram o combustível e por isso podem cobrar mais barato. Desconfie sempre quando o combustível estiver a um preço discrepante dos demais postos.

O combustível de má qualidade é um verdadeiro vilão para a longevidade do caminhão. Procure abastecer sempre no mesmo local de sua confiança. Não busque apenas pagar o preço mais barato a qualquer custo, procure pagar o preço justo.

Atenção ao arrefecimento

Este é um fluido que tem por objetivo refrigerar o motor. É aconselhável verificar os níveis antes de cair na estrada. É muito importante se atentar para isso, pois pode comprometer diversos componentes do motor.

Se perceber qualquer alteração na periodicidade do complemento do nível pode se tratar de algum vazamento. Evite percorrer longas distâncias com o fluido com nível baixo, pois pode trazer danos para o motor.

Conclusão

Sem dúvidas, é importantíssimo cuidar bem do caminhão para evitar maiores transtornos. Um caminhão bem cuidado gera benefícios para o motorista e para a transportadora. Por isso, cuide bem de seu caminhão para evitar problemas posteriores.