Agenda para carreteiro: descubra como utilizar esse recurso a seu favor de uma forma diferente

Nota do autor

“Isso separa os homens dos meninos. Detalhe, não só utilizar a agenda, mas sim utilizar esse recurso de forma inteligente. Esse é o verdadeiro detalhe”.

E aí moçada!

Agenda para carreteiro?

Vamos lá!

Quem aí utiliza agenda em seus carretos?

Hoje vamos falar sobre esse assunto, pois é muito importante no dia a dia do serviço de carreto.

É um detalhe pequeno, porém pode fazer muita diferença em sua organização. 

E nunca vi um carreteiro organizado questionar se carreto dá dinheiro ou não.

Se você deseja aprender como uma agenda para carreteiro deve funcionar. Então esse conteúdo é perfeito para você.

Como assim, agenda para carreteiro?

Agenda para carreteiro

Ao contrário do que muitos carreteiros acham. A agenda não serve somente para salvar os dias que você tem carreto. Existe uma infinidade de funções que irão tornar você um carreteiro que faz parte dos 20% de carreteiros que mais geram resultado.

Sendo que utilizar bem uma agenda é uma das habilidades para ser carreteiro mais dispensadas. Sendo que você pode acabar marcando um carreto para um dia que já está reservado. Se não tiver o controle das datas e horários.

Vou compartilhar diversas dicas para que você possa se organizar melhor utilizando esse recurso.

Salvar os dias e horários de carretos

Esse é o uso clássico. Os poucos carreteiros que usam agenda utilizam somente para essa função. Claro, melhor usar do que não usar, porém vou listar outras funções bastante interessantes para adaptar em seu dia a dia como carreteiro.

Algumas dicas relacionadas a essa dica são importantes. Toda vez que um cliente confirmar um novo carreto você deve já anotar na agenda não somente a data do carreto, mas também deve avisar o ajudante ou os ajudantes do carreto.

Não adianta ter uma agenda e não usar, não é mesmo?

Contar que irá lembrar de tudo é um dos mitos sobre carretos mais comuns do mercado.

Então crie esse hábito.

Listar as tarefas do dia 

Outro benefício muito interessante que muitos carreteiros não percebem. É criar uma lista de tarefas para aquele dia além da prestação do serviço de carreto em si. Pode ser que naquele dia você precise fazer uma troca de óleo, porém no mesmo dia você tem carreto marcado.

Para não se esquecer de trocar o óleo e executar as tarefas que precisam ser executadas naquele dia. Liste também o horário que você planeja ir até o estabelecimento de troca de óleo.

Na verdade, poucos carreteiros usam agenda e os que usam não exploram todas as possibilidades para organizar a vida de carreteiro.

No livro O poder do hábito, o autor menciona xyz. Torne a utilização e preenchimento de sua agenda como um hábito em sua vida.

Definir prioridades

Outra utilização incrível da agenda, porém muito pouco utilizada. É a definição das prioridades das tarefas para aquele dia. Tem carreteiro que termina o dia tendo feito um “monte” de coisas.

No primeiro momento, você pode pensar: isso é bom.

Depende, moçada. Não adianta nada fazer um “monte” de coisas inúteis ou que poderiam ser executadas em outro momento.

Nesse caso, o carreteiro está sofrendo com o problema da falta de priorização de tarefas. Ele não deixa as coisas para depois, isso é muito bom. 

Porém não sabe dimensionar quais tarefas devem ser priorizadas.

Tipos de agendas para carreteiro

Esses alguns “tipos” de agenda para carreteiros. Digo isso entre aspas porque na verdade, são formas como os carreteiros se organizam no seu dia a dia. Vou compartilhar as principais formas de organização que os carreteiros usam. 

Agenda na cabeça

Chega a ser engraçado, como alguns carreteiros são tão desorganizados. Quando estou agenciando o carreto, geralmente pergunto se o carreteiro está livre no dia que preciso. 

Um ou outro me diz.

“Só momentinho Nathan, vou olhar aqui na minha agenda”.

A grande maioria tem a agenda na cabeça. Claro, se você tem poucos carretos ainda, será mais fácil lembrar. Porém, se você tem uma quantidade significativa de carretos agendados, confiar em sua mente não é a melhor opção.

Em um dos meus agendamentos, o carreteiro me disse que estava livre para o dia que eu precisava. 

E adivinha!

45 do segundo tempo ele me manda uma mensagem no WhatsApp dizendo que havia esquecido que já tinha marcado outro carreto antes. 

Resultado. Tive que me virar para conseguir outro carreteiro disposto a prestar o serviço pelo mesmo valor que o carreteiro anterior precificou. Já que no agenciamento de carretos não imponho valor a ninguém.

Na minha visão essa também é uma das maiores diferenças entre carreteiros que ganham bem e os que apenas sobrevivem.

Deixe o amadorismo de lado. Lembre-se: uma pequena coisa causa pouca mudança, porém muitas pequenas coisas causam muitas mudanças.

E essa é uma delas. 

Prós de agenda na cabeça

Contras de agenda na cabeça

Agenda de papel

É fato, a agenda em papel é mais eficiente que a agenda na cabeça, porém também não é tão eficiente como poderia. 

O problema de esquecer as datas estará resolvido se você anotar sempre que marcar um novo carreto. 

Porém ela tem um risco eminente chamado perda.

Se você perder essa agenda no papel, irá “furar” com diversos serviços registrados em sua agenda. E pode ter certeza disso. Os clientes não vão gostar nem um pouco, aliás esqueça das tão sonhadas indicações de carreto. 

Outro fator que muitos carreteiros esquecem em escolher esse tipo de material para carreto. É que se molhar você também perde todos os contatos de sua agenda.

Ou seja, se você guarda tudo na mente, esse já é um grande avanço, mas saiba bem que terá diversos riscos que podem até mesmo comprometer sua reputação.

Esse é um dos principais erros que os carreteiros iniciantes mais cometem. 

Acredite, sem construir uma reputação no mercado de carretos sua jornada será bastante curta.

Agenda digital

É fato, dá para contar nos dedos o número de carreteiros que utilizam a agenda digital. 

Moçada, o uso da agenda digital em seus carretos não é somente para “inventar moda”, mas também tem uma série de benefícios que irão ajudar bastante no seu dia a dia. 

A primeira delas sem dúvidas é a segurança, pois a agenda na cabeça você pode esquecer e a agenda no papel você pode perder.

Outro motivo é que você pode levar para qualquer lugar, ou seja, se você estiver em passeio e alguém comentar que precisa levar algo. Você estará pronto para fechar o carreto no dia que a pessoa precisar. 

Isso é uma das formas mais eficientes de negociar carretos, justamente porque você marca o carreto no calor da emoção. 

Outro fator é a mudança de dia e horário de forma simples. O cliente te liga remarcando para outro dia. Para anotar é muito simples, basta alterar. Quem utiliza as formas antigas de agenda para carreto podem acabar se “embananando” com essa troca. 

Como criar uma agenda digital para carreteiro?

Existem várias formas de agendar seus carretos de forma online. Particularmente prefiro o Google agenda. Trata-se de um serviço do Google que é uma agenda online onde você pode utilizá-la no celular ou computador, ou seja, onde quer que você esteja poderá agendar seus contatos.

Vou compartilhar um tutorial no Youtube que irá ajudá-lo e depois de aprender, basta adaptar a sua realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *