Habilidades para ser carreteiro: saiba o que falta para se preparar e prospere na profissão

Nota do autor

"Sabendo das habilidades fundamentais para ser carreteiro. Você estará muito mais preparado prosperar na profissão e principalmente irá evitar muitos erros desnecessários".

Fala Moçada!

Nesse artigo, vamos falar sobre as habilidades para ser carreteiro.

Tendo esse conhecimento você irá evitar muitos erros. 

Vou citar as habilidades principais, porém se você tiver mais alguma habilidade que talvez eu tenha esquecido. Basta escrever nos comentários que irei atualizar o artigo.

Pronto para aprender mais sobre as habilidades necessárias para ser carreteiro?

Vamos lá!

Como assim, habilidades para ser carreteiro?

Habilidades para ser carreteiro

Para qualquer profissão é necessário ter ou adquirir habilidades para exercê-la. Na profissão de carreteiro não é diferente. São necessárias algumas habilidades que irão sempre fazer parte de sua jornada.

Acredite, ou você se desenvolve como profissional ou ficará fora do mercado. 

Simples assim.

Uma dica que irá fazer você avançar “anos luz” no mercado de carretos é simplesmente conversar com carreteiros mais experientes. Muitos carreteiros iniciantes ficam tímidos ao encontrar com carreteiros mais experientes e perdem grandes oportunidades de avançar na profissão mais rápido.

Por isso, deixe a timidez de lado e pergunte tudo o que vier em sua cabeça. Para quem é iniciante não existem pergunta idiota. 

Resumindo, juntamente com os principais erros dos carreteiros também as principais habilidades não devem ser esquecidas.

Estacionar em lugares apertados

Para alguns carreteiros essa é uma das suas grandes deficiências. Falo por mim mesmo, quando comecei nos carretos tive que “aprender” a estacionar na “marra”. Tinha apenas uma vaga na praça. Resumindo, ou eu estacionava ou simplesmente não trabalhava. 

Simples assim!

Existem situações na vida que nos tiram da zona de conforto. E de tanto estacionar que fiquei bom. 

Menciono isso como uma das habilidades para ser carreteiro, pois principalmente se você tiver algum carreto na região central de sua cidade. Terá que se virar e estacionar em uma vaga “apertadinha”, que só cabe seu caminhão e nenhum cone. Rsrs

Claro, isso acontece principalmente com carreteiros iniciantes, pois os carreteiros mais experientes já passaram por isso e melhoraram essa deficiência. Para melhorar é só fazendo mesmo, não tem muito segredo.

Uma dica é você criar o hábito de sempre que estiver entre uma vaga fácil e uma vaga difícil. Prefira estacionar na vaga difícil, mesmo que demore mais tempo. 

Lembre-se: nem sempre você terá opção. E se treinar quando tiver opção, no momento em que tiver apenas uma vaga difícil disponível será “mamão com açúcar” para você.

Noção de espaço

Para um carreteiro a noção de espaço é fundamental, pois sem ela você terá diversos transtornos relacionados a organização dos itens dos clientes no caminhão. Pode fazer o teste com dois carreteiros diferentes.

Um deles tem noção de espaço e o outro não. É muito provável que em alguns carretos o carreteiro irá dispensar carretos por achar que os itens não cabem no caminhão ou então quando chegar para fazer o carreto irá tomar prejuízo porque terá que fazer duas viagens.

Nathan, e como resolvo esse problema.

Primeiro você deve saber as metragens de seu caminhão, depois deve tentar receber o maior número de informações sobre os itens que serão transportados. Peça medidas para os clientes no momento do orçamento ou no mínimo peça fotos dos itens.

E via das dúvidas, é melhor dispensar ou agenciar o carreto.

No mais, essa é uma das habilidades para ser carreteiro mais importantes de todas.

Negociação

Negociação também é uma habilidade fundamental para ser carreteiro, pois a grande maioria dos clientes mal acabam de ouvir o preço e já pedem desconto. Então todo carreteiro que se preze sabe negociar bem e valorizar seu passe. 

Existem duas formas para aprender a negociar bem. Tentativa e erro ou estudo. É importante ter argumentos prontos para conseguir matar as objeções do cliente. 

Evite comparar o seu serviço com o de qualquer outro carreteiro, busque mostrar os clientes que atendeu, seu conhecimento e como irá tratar bem os itens do cliente, ou seja, gere valor para o cliente.

Faça com que ele deixe de enxergar somente preço e passe a enxergar valor. Resumindo, mesmo que pague um pouco a mais, mostre que economizar nesse momento é desnecessário. Já que é algo que é feito poucas vezes na vida e contratar qualquer carreteiro pode ser um “barato que sai caro” .

Saber fazer nós com cordas

Essa habilidade é fundamental, simples assim!

Principalmente se seu caminhão ou caminhonete é aberta. Outra coisa, não adianta apenas saber fazer o nó, tão importante quanto é fazê-lo firme. É como a habilidade de estacionar em qualquer lugar. Você também deve treinar, ou seja, quando estiver em casa sem fazer nada, separe um tempo para treinar nós.

Algo deve ser deixado claro. Quem amarra os itens é sempre o carreteiro e não os ajudantes de carreto.

Acredite, tudo isso o cliente percebe. Vou te dar um exemplo que aconteceu comigo. Quando era carreteiro recebi um carreto para transportar uma geladeira novinha. Era um casal recém casado.

Tinha uma caminhonete strada, ou seja, era aberta. 

Eles me perguntaram mais ou menos dessa forma: amarrado assim, é seguro?

E disse com firmeza que sim.

Deu tudo certo e a geladeira foi transportada intacta. Foi um dos meus primeiros carretos e tinha treinado muito como fazer nó com corda para não passar vergonha ou ter que pagar o cliente algum possível estrago.

De forma simples, basta pesquisar na internet por nós com corda e treinar bastante. Outra dica para não se esquecer de treinar é colocar na agenda para carreteiro o melhor momento que está livre para treinar.

Simples assim!

Precificar bem

Fazer uma boa precificação é fundamental, pois através dela você irá pagar para trabalhar ou não. Para fazer uma precificação correta, primeiramente é necessário saber exatamente seus custos.

Fazendo isso você já tem “meio caminho andado”. Após isso, é necessário escolher sua estratégia.

Nathan, como assim estratégia?

Moçada existem duas estratégias básicas. 

Cobrar barato e ganhar no volume ou cobrar um preço mais elevado e ganhar um maior rendimento por cada carreto.

Nathan, qual está certa?

Não tem certa nem errada moçada. O ponto que deve ser observado é responder aquela dúvida que todos os iniciantes têm.

Carreto dá dinheiro?

Conheço carreteiros que são barateiros e não ficam parados e consequentemente ganham na quantidade. E também conheço carreteiros que são considerados carreiros, mas que oferecem um serviço mais diferenciado. 

E por isso cobram a mais por essa qualidade. 

E ambos ganham bem!

Após escolher sua estratégia de precificação é necessário gerir bem as finanças do negócio de carreto. 

Você é um microempresário e por isso deve gerir bem suas finanças se não você “quebra”.

Gerenciar as finanças

Gerir suas finanças é uma das habilidades para ser carreteiro mais negligenciadas de todas. É negligenciada justamente por ser um assunto mais técnico, voltado para a administração.

Acredite, é muito mais simples do que você imagina. Antes de mexer com planilha e tudo mais. Basta anotar todas as entradas e saídas. Fazendo isso você já estará à frente de muitos outros carreteiros que vão ganhando dinheiro e simplesmente não sabem de nada.

Outra dica importante é você estipular um “salário” por mês. É uma retirada que já é previamente estipulada e você deve somente gastar aquele valor com despesas pessoas. O que passar da sua retirada será guardado para o negócio.

Gostou do artigo sobre as habilidades para ser carreteiro?

Sem dúvidas, após ler esse artigo e principalmente implementar você irá economizar anos de tentativa e erro. Um dos mitos sobre carretos é acreditar que se você não mudar sua forma de pensar, as coisas vão mudar.

Novamente, caso saiba de alguma habilidade que acha que deve acrescentar, basta falar escrever abaixo nos comentários.

De tempos em tempos atualizo os artigos para garantir que sempre estão atuais e úteis para nossa comunidade de carreteiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *